Sadocat 2015 - XVI RAID BICASCO - 23,24 Maio 2015

Sadocat Sadocat

Os dias 23 e 24 de maio com organização do Clube de Vela do Sado, realizou-se o Sadocat 2015 - XVI Raid Bicasco. Participaram no total 29 catamarãs, 9 dos quais eram Hobie Cat 16 sendo que um deles não pertence à n/Associação, tendo vindo diretamente da praia do Soltróia.

O tempo esteve perfeito - Sol e vento qb. Houve uma novidade tecnológica introduzida pelo Cristiano Pereira (praticante de parapente): Todos os catamarãs levaram um dispositivo de localização eletrónica, o 'Live', que permitiu que as regatas pudessem ser seguidas em tempo real, que o diga o Miguel Antão que a trabalhar em Nancy/França pôde seguir as regatas, (roídinho de inveja...), através do site da empresa do Cristiano, 'Flymaster'. Este dispositivo para além de aumentar o interesse no acompanhamento das regatas, é também um valioso equipamento de segurança pois permite a organização ter a localização permanente dos catamarãs durante os raids. Vamos tentar chegar a acordo com o Cristiano no sentido de alargarmos a sua utilização a mais regatas do n/Circuito nacional de regatas.

De saudar o regresso do GM Bernardo Horgan. Esperemos que se repita mais vezes este ano.

Desportivamente foram 2 regatas muitíssimo disputadas com vários líderes ao longo de cada uma delas. Os 5 primeiros HC 16 andaram sempre juntos e chegaram separados de 5 minutos na 1ª regata (2h 20') e 2 minutos (1h) na 2ª regata!

A vitória coube à dupla Joaquim Silva / Carla Rubio, pois foi a equipa que menos erros cometeu. A equipa João Guilherme/Joana Sarmento ficou no 2º lugar, mas podia ter ganho não fosse a opção errada que tomaram no largo final da 2ª regata. Tiago Clara / Catarina Carmelo começaram muito bem na 1ª regata, mas a quebra momentânea de vento tirou-lhes toda a vantagem que tinham sobre a frota que ao vê-los parados optou por outro rumo evitando ser também apanhados pela calmaria onde estava o Tiago e a Catarina. A partir daí a alternância nos 1ºs lugares foi uma constante até ao final da 2ª regata. A dupla Rodrigo Duarte / Joana Machado ficou em 4º lugar, continuando a demonstrar grande regularidade nas classificações. Zé Pedro / Catarina Santos também estão bastante constantes, mas agora que o timoneiro está mais descontraído é de prevêr uma subida de rendimento. A Catarina está a ficar impaciente.

A seguir classificaram-se as equipas Rui D. Ferreira / Bernardo Horgan (tiveram de competir com a vela grande danificada devido a incidente antes da largada), o João Araújo / Tiago Hormigo, que apenas apareceram no domingo, mas mesmo assim tiveram um desempenho notável pois apesar do HC 16 GGM, classificaram-se em 6º na regata em que participaram. A fechar a frota Hobie Cat 16 tivémos a dupla Cristiano Pereira / Nelson Faria que já demostram mais à vontade em vento médio/forte, mas em compensação muito à vontade em tecnologias de localização.

Uma palavra para frota Hobie Cat que conseguiu colocar 4 HC 16 nos 10 primeiros classificados gerais do RAID BICASCO. Estivémos sempre em contenda direta com os Dart 18, e em tempos compensados aproximámo-nos dos F18.

O António, o Luís Santos e toda a equipa do Clube de Vela do Sado estão duplamente de parabéns: Conseguiram não só um excelente evento mas também conseguiram finalmente o almejado posto naútico para fomentarem a vela em catamarã no rio Sado.

 

Até Sines!

 

Classificação Hobie Cat:

1ºs - Joaquim S / Carla R

2ºs - João G / Joana S

3ºs - Tiago C/ Catarina C 

4ºs - Rodrigo D / Joana M

5ºs - Zé Pedro / Catarina S 

6ºs - Rui D F / Bernardo H

7ºs - João A / Tiago H 

8ºs - Cristiano P / Nelson F