2º Passeio HobieCat 2016

2º passeio Hobicat - terreiro do Paço 2º passeio Hobicat - terreiro do Paço

Em Lisboa, um desembarque surpresa!

Num belo sábado de inverno em Lisboa com sol radioso, e com uma aragem fresca e com vento de 15-20 nós de Este/NE um grupo de velejadores HobieCat juntaram-se no Centro Náutico de Algés com vontade de se fazerem ao rio Tejo.

Á hora da partida os mais experientes reuniram-se para uma tomada de decisão, e constataram que as condições atmosféricas do momento não permitiam que a frota presente  pudesse fazer o percurso planeado, em condições agradáveis e de segurança.

O objectivo de ir visitar os areais do Barreiro e aos moinhos de Alburrica, teve de ficar adiado.

Para segurança de todos foi encurtado o passeio para um percurso de ida e volta junto à margem norte, mais abrigada da “carneirada” que se fazia na margem sul, e velejar até a frente da Praça do Comércio.

Na chegada ao local, os primeiros catamarãs encontraram uma praia vazia e sem ondulação, e aconteceu o primeiro desembarque Mundial de catamarãs no Terreiro do Paço. Documentado pelas fotos juntas.

Nesta praia especial os muitos turistas e curiosos estiveram a admirar as coloridas velas e os grandes “descobridores” Portugueses …………..que adoram fazer patuscadas na praia.

O regresso com vento pela ré foi rápido, e com todos a velejar em largos abertos. Todos os participantes ficaram satisfeitos com este excelente dia de vela em Lisboa!

 

João Sarmento Vasconcelos

Velejador de Catamaran com passagem por diversos modelos de Catamaran. Ingressou na classe Hobie Cat com o clássico Hobie Cat 18, competiu também com F18 - Hobie Tiger, e actualmente com Hobie Cat 16.

Já velejou também em Trimaran, tendo sido sócio de um trimaran 24 pés.

Praticante de surf e natação.