A Hobiecat

Hobart Alter, criador da HobieCat Hobart Alter, criador da HobieCat

Tudo começou com um desenho na areia. Em 1968, Hobart (Hobie) Alter surfista bem conhecido em Capistrano Beach, criou o 1ºcatamaran de praia do mundo, com cascos assimétricos: o Hobie Cat 14.

Foi assim que surgiu na Califórnia Hobie & Friends, com uma pequena produção em série de catamarans de desporto, iniciando o “Hobie Way of Life” à conquista do mundo. Em 1970 aparece o irmão mais volumoso do Hobie Cat 14, o Hobie Cat 16. Terá Hobie Alter imaginado que acabava de criar uma classe de catamaran que seria um dia a mais importante do mundo?  Entretanto mais de 200 000 Hobie Cat navegam pelo mundo.

São factores como a facilidade de transporte, a simplicidade de manuseamento, a incrível performance de navegação, uma tecnologia inovadora, uma estabilidade e reconhecida longevidade que explicam, o sucesso do Hobie Cat.

Um aspecto importante do Hobie Cat é a sua verdadeira monotipia particularmente controlada pela associação internacional Hobie Cat (I.H.C.A.) graças à publicação de regras de classes bastante rígidas.

A I.H.C.A. organiza todos os anos, mais de 200 regatas mundiais.

Seja para regata ou para entretimento, a associação da classe Hobie Cat oferece a cada navegador conselhos, informações e o prazer de navegar entre amigos

João Sarmento Vasconcelos

Velejador de Catamaran com passagem por diversos modelos de Catamaran. Ingressou na classe Hobie Cat com o clássico Hobie Cat 18, competiu também com F18 - Hobie Tiger, e actualmente com Hobie Cat 16.

Já velejou também em Trimaran, tendo sido sócio de um trimaran 24 pés.

Praticante de surf e natação.